De Chile a Itália e Portugal: novos vinhos chegam ao mercado brasileiro
12/12/2024
Entre as novidades rótulos das vinícolas Santa Carolina, Poderi del Paradiso e Michele Chiarlo. Amantes do vinho têm muitos motivos para comemorar nesse final de 2024. A chegada de novos rótulos ao mercado brasileiro permite que o consumidor experimente os melhores terroirs de Itália, Chile e Portugal. As novidades são trazidas pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora. Confira a seguir.
Vinícola italiana Michele Chiarlo
A vinícola Michele Chiarlo produz vinhos desde 1956 nos melhores crus do Piemonte, no noroeste da Itália, seguindo princípios de agricultura sustentável. São 110 hectares de vinhas entre Langhe, Monferrato e Gavi. No portfólio estão grandes Barolos, Barbarescos e Barberas. O último rótulo a chegar ao mercado brasileiro é:
Le Orme Barbera d’Asti DOCG
Divulgação
Elegante e intenso, apresenta aromas de frutas vermelhas maduras e frescas, como cereja e groselha. Em boca, é harmonioso, com ótima estrutura e taninos macios. Harmoniza com massas com molho de tomate, pizzas e carnes brancas.
As uvas provêm de vinhedos La Courte Montemareto, em Castelnuovo Calcea; La Serra, em Montaldo Scarampi; e Costa delle Monache, em Agliano.
Vinícola chilena Caliterra
Foco em sustentabilidade e respeito pelo meio ambiente moldam a filosofia da Caliterra, premiada vinícola do Chile cujos rótulos se destacam por qualidade e excelente custo-benefício. São vinhos elegantes, modernos e que podem ser apreciados em qualquer momento. O mais recente que foi incorporado no portfólio da Porto a Porto é:
Caliterra Cenit
Divulgação
Elaborado com as uvas Malbec (49%), Cabernet Sauvignon (23%), Petit Verdot (16%) e Syrah (12%), esse tinto amadureceu 24 meses, sendo 80% em barricas de carvalho francês e o restante em ânforas de terracota.
Apresenta intensos aromas de frutas vermelhas e azuis, como framboesa, mirtilo e groselha, acompanhados por notas de flores de acácia e violetas, junto a notas de pimenta-preta, alecrim e grãos de café, com nuances minerais e de grafite.
Em boca, é suculento, profundo, estruturado e complexo, com notas de mirtilo, framboesa e flor de laranjeira; sua acidez vibrante e estrutura indicam um grande potencial de envelhecimento. Harmoniza com carnes de caça e queijos curados.
Vinícola portuguesa Quinta do Zambujeiro
Esta charmosa propriedade, com os seus 30 hectares de vinha, está situada ao norte da Serra d’Ossa, em Rio de Moinhos, Borba, a aproximadamente 170 quilômetros de Lisboa, na região alentejana.
O microclima é perfeito para a produção de vinhos de qualidade superior, pois os solos são predominantemente xistosos. O portfólio da Porto a Porto já conta com o Monte do Zambujeiro Tinto, mas agora chegou também a versão branca.
Monte do Zambujeiro Branco
Divulgação
Elaborado com as uvas Arinto (57%), Antão Vaz (31%), Roupeiro (8%) e Chardonnay (4%), esse vinho apresenta aromas cítricos e florais, com nuances de menta e minerais. Em boca, é fresco, possui deliciosa acidez e textura, com notas frutadas e final persistente. Combina com peixes, marisco, saladas, entradas e aperitivos.
Vinícola italiana Poderi del Paradiso
Localizada em Strada, na região da Toscana, próxima de San Gimignano, essa vinícola possui cerca de 30 hectares de vinhedos, aos cuidados do enólogo Paolo Caciorgna, que elabora mais de 150 mil garrafas por ano que reproduzem a autenticidade do terroir local. Além de vinhos de uvas brancas Vernaccia di San Gimignano e Vin Santo, é pelos seus tintos que ganhou mais prestígio com estilo moderno e uvas internacionais.
A Filippo IGT Toscana Poderi del Paradiso
Elaborado com a uva Merlot, esse tinto amadurece em barricas de carvalho francês, por 16 meses.
Apresenta intensos aromas sous bois (bosque), com notas de mirtilo e especiarias. Em boca, é elegante, saboroso e com sabores que lembram chocolate amargo. Perfeito com cordeiro, aves e embutidos.
Paterno II IGT Toscana Poderi del Paradiso
Divulgação
Produzido com a uva Sangiovese, típica da Toscana, amadureceu em barricas de carvalho por 20 meses.
Apresenta aromas complexos de especiarias, combinados com frutas vermelhas e violeta. Em boca, é quente, possui taninos marcantes e final com notas de canela. Ideal com carnes de caça e embutidos.
Chianti Colli Senesi DOCG Poderi del Paradiso
Divulgação
Chegou a nova safra 2021 desse tinto elaborado com a uva Sangiovese. Amadureceu entre 8 e 12 meses em barricas de carvalho.
Apresenta aroma intenso de frutas, como cereja. Em boca, é elegante, complexo, equilibrado e persistente. Apresenta taninos persistentes e ligeiramente rústicos, além de notas minerais e de especiarias. Harmoniza com lasanhas, pizzas, queijo pecorino e carnes grelhadas.
Vinhos chilenos Família Chadwick
O Viñedo Chadwick está localizado no terceiro terraço do rio Alto Maipo. As brisas frescas que sopram da Cordilheira dos Andes moderam as temperaturas diurnas e criam altas oscilações de temperatura entre o dia e a noite. A vinícola produz vinhos de alta gama.
Viñedo Chadwick 2016
Divulgação
Tinto de grande complexidade e elegância elaborado com as uvas Cabernet Sauvignon e Petit Verdot (3%). Amadurece 22 meses em barricas (75%) e foudres (25%) de carvalho francês. A safra 2016 recebeu 99 pontos James Suckling e 96 pontos Robert Parker, entre outras pontuações elevadas.
Apresenta aromas de frutas vermelhas e pretas maduras, como groselhas, framboesas e cassis, notas de especiarias, como alcaçuz, cravo-da-Índia e pimenta-preta, além de toques defumados, de baunilha e tabaco. Encorpado, com taninos firmes e ótima acidez. Seu final é marcado por frutas pretas maduras, especiarias e toques defumados. Harmoniza com carnes de caça, embutidos e queijos curados.
Seña 2021
Divulgação
Recebeu 100 pontos James Suckling e 98+ Robert Parker. Produzido com as uvas Cabernet Sauvignon (50%), Malbec (27%), Carménère (17%) e Petit Verdot (6%), amadurece por 22 meses, sendo 90% em barricas francesas e 10% em foudres.
Apresenta delicados aromas de morangos, cassis e pétalas de rosa, envoltas por toques de cravo, especiarias e cacau. Frutas vermelhas, groselha preta e chocolate amargo formam um paladar delicioso, perfeitamente equilibrado pela acidez suculenta e taninos finos. Vinho com maravilhoso potencial de envelhecimento.
Harmoniza com carnes de caça, cordeiro assado e queijos duros.
Vinhos chilenos Santa Carolina
Propriedade da família Larraín, é uma das vinícolas mais importantes e premiadas do Chile, fundada em 1875. Possui um portfólio muito amplo e agora expande mais ainda sua presença no Brasil com a linha Frizzante.
Frizzante Branco
Divulgação
Elaborado com as uvas Sauvignon Blanc e Torrontés, apresenta aromas frutados e florais. Em boca, é levemente frisante, meio doce e refrescante. Perfeito para ser consumido sozinho ou acompanhar aperitivos.
Frizzante Rosé
Divulgação
Produzido com as uvas tintas Merlot, Carménère e Syrah, tem aromas de frutas vermelhas frescas. Em boca, é levemente frisante, meio doce e refrescante. Ideal para ser consumido sozinho ou acompanhar aperitivos.
Vinícola italiana Sperone
Fundada em 1911, a adega está situada entre as colinas de Monferrato, no Piemonte, e está rodeada por 25 hectares de vinhas cuidadosamente selecionadas.
Sperone Celebration Brut Rosé
Divulgação
Espumante rosé seco de cor rosa brilhante, com perlage fina e generosa. Aromas que lembram frutas vermelhas. Em boca, possui boa acidez e final agradável. Harmoniza com aperitivos e pratos leves.
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.