Última frente fria do ano avança sobre o Paraná e gera alerta de chuvas intensas; veja previsão do tempo para o Natal
24/12/2024
Informações são de meteorologista do Simepar e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Meteorologista detalha previsão do tempo deste Natal para o Paraná
Uma frente fria - a última do ano - está avançando sobre o Paraná e deve provocar instabilidade no tempo neste Natal, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu uma alerta de chuvas intensas para o estado e, em vídeo, o meteorologista do órgão Samuel Braun detalha a previsão do tempo para esta terça (24), quarta (25) e os próximos dias. Assista acima.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Matinhos está ensolarada na manhã desta terça-feira (24)
RPC
Segundo o Simepar, nesta terça-feira de véspera de Natal o tempo fica abafado no Paraná, com possibilidade para chuvas rápidas e localizadas em todas as regiões entre a tarde e noite, principalmente nas áreas mais próximas da fronteira com a Argentina e de divisa com Santa Catarina. Para o norte do estado a previsão é de sol e, para o leste, nebulosidade.
"Teremos duas situações bem distintas no estado do Paraná: na faixa leste, entre a região de Curitiba e o Litoral, o céu permanece com um pouco mais de nuvens. Há possibilidade de algum chuvisco, principalmente nos trechos de serra, e as temperaturas não se elevam muito. Já nos demais setores fica bem abafado, com chuva de forma bem isolada, rápida, principalmente no período da tarde", detalha Samuel Braun.
O meteorologista também explica que na quarta-feira (25) haverá o avanço de uma frente fria sobre o oceano na altura do Sul do país, o que contribui para o aumento da instabilidade no Paraná. Por isso há possibilidade de tempestades, nas regiões noroeste, oeste, sudoeste e o centro-sul do Estado.
O alerta do Inmet avisa sobre o perigo potencial de chuvas chuvas intensas das 5h às 16h no dia do Natal. Segundo o órgão, a precipitação pode acumular até 30 mm por hora ou 50 mm por dia e provocar entos de até 60 km/h na meior parte do estado. Veja no mapa abaixo.
Alerta de chuvas intensas do Simepar
Reprodução/Inmet
A frente fria também deve provocar chuvas na quinta-feira (26) pós-Natal, explica o meteorologista do Simepar.
"Basicamente, essa deve ser a última frente fria, o último sistema frontal que deve avançar pelo estado do Paraná neste ano. Posteriormente, nós teremos uma condição de muita chuva sobre o sudeste do Brasil, enquanto que aqui no Paraná predomina o vento de Leste e Sudeste, que transporta a umidade do oceano e acaba mantendo o tempo com um pouco mais de nebulosidade na faixa leste do Estado, enquanto que no interior fica bem abafado e com chuva - bem típica da estação do verão", finaliza.
Leia também:
Coxinhas 'explosivas' no Paraná: Veja dicas de como evitar incidentes
Vai viajar? Veja situação das estradas do Paraná nesta véspera de Natal
VÍDEO: Carro passa reto por rotatória, derruba placa de trânsito e atinge e arrasta outros veículos
Guaratuba teve com céu nublado na manhã desta terça-feira (24)
RPC
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias em g1 Campos Gerais e Sul