Sicoob movimenta economia da Região Oeste paranaense ao acreditar na comunidade. Começar um negócio e empreender requer muito apoio e dedicação. Sandra Cristina da Silva Santos Paula, moradora de Assis Chateaubriand, é a prova de que a premissa é verdadeira. Empreendedora há quase 10 anos, ela destaca que o começo é uma das partes difíceis do processo, principalmente porque faltam pessoas que acreditam no negócio e no processo.
"É muito difícil você conseguir linhas de crédito para investir no seu empreendimento, mas com o Sicoob foi diferente. Eu sempre falo que no Sicoob não são somente números, mas sim pessoas que entendem a situação do dia a dia. No início, precisei muito de ajuda financeira, como linhas de crédito, capital de giro e o Sicoob supriu todas as minhas necessidades", afirma.
A história de Sandra é uma de muitas de empreendedores brasileiros que, graças ao cooperativismo, conseguem alavancar o negócio. Hoje, o Sicoob atende mais de 8 milhões de cooperados em 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal. São, no total, 2.396 municípios que contam com uma agência da Cooperativa para atendimentos de qualidade e eficiência.
Sandra é dona de uma loja de tecidos e é cooperada Sicoob como pessoa Física e Jurídica.
Divulgação - Acervo Pessoal
Sandra é dona de uma loja de tecidos e é cooperada Sicoob como pessoa Física e Jurídica. Foto: Acervo Pessoal.
Estar em todos os lugares e inserida na maior rede de atendimentos do Brasil, para Sandra, fez com que ela recebesse atenção especial para encarar as dificuldades de começar um negócio. Na região oeste do Paraná, são 79 pontos de atendimento abertos, incluindo os municípios que fazem parte da rede de negócios de Sandra.
Mais do que coragem e confiança para impulsionar esse processo, o Sicoob também conta com outras vantagens, tal como a inserção do cooperado nas decisões e participação nos resultados. "Entre os benefícios que muito nos agrada é a participação nos resultados no final do ano, ter voz ativa nas assembleias e as taxas menores nas movimentações", completa Sandra.
Segurança e confiança para recomeçar
Se, para Sandra, o diferencial do Sicoob foi acreditar nela quando começou, para HIlário Klusser, a Instituição Financeira teve papel fundamental no recomeço. Em 2020, um incêndio destruiu sua loja de bicicletas localizada em Cascavel. Ver todo o seu investimento de 30 anos queimando não foi fácil para o empresário.
"Nós estávamos trabalhando na loja. Tinham clientes e funcionários lá na hora do incêndio. Levou uma semana para os Bombeiros conseguirem combater as chamas, por conta dos materiais inflamáveis. Eu vi toda a destruição acontecendo na minha frente. Vi queimar documentos, dinheiro, tudo", relata o empresário.
Diferente de instituições financeiras tradicionais, as cooperativas atendem os cooperados de maneira mais individual e, exatamente por estarem próximas, compreendem as necessidades de cada um. Outro fator importante é que, por estarem inseridas nas comunidades, sabem da importância de produtos e serviços para cada negócio.
Hilário ressalta que nesse momento tão difícil, contou com apoio de parentes, amigos e, principalmente do Sicoob. "Eles adiaram os boletos em até seis meses. Foram eles que agilizaram o seguro que contratei, permitindo o recomeço".
Através desse apoio, Hilário conseguiu um recomeço seguro. O Sicoob o apoiou e, tanto para ele quanto para Sandra, o atendimento nas agências é um diferencial para permanecer acreditando e confiando na instituição.
Uma força na região Oeste do Paraná
Atualmente, o Sicoob é uma das maiores instituições da região Oeste do Paraná. Além de Sandra e Hilário, outros mais de 185 mil cooperados fazem parte do Sicoob (Credicapital, Médio Oeste, Meridional e Confiança).
Os números demonstram que a Instituição representa a confiabilidade que a Cooperativa tem para essa comunidade, que vem da agricultura, comércio, pessoas físicas e independente da idade.
"A cooperativa sempre apoia bastante. Quando você vai lá, você é bem atendido e eles estão sempre disponíveis para nos atender. Vamos fazendo cada vez mais amizades ali dentro", diz Hilário e Sandra complementa: "todas as vezes que recorri ao Sicoob, fui atendida 100%".